sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ônibus traz história para São Lourenço


Chega a São Lourenço da Mata na próxima segunda-feira (10) o ônibus itinerante do projeto Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco. Trata-se de um conjunto de ações realizadas dentro e fora do ônibus, que tem como objetivo apresentar à população um pouco da história do Estado. Haverá exposição de fragmentos arqueológicos, apresentação de vídeos, maquetes, e jogos. O ônibus ficará estacionado para visitação na Praça do Canhão, durante os dias 10, 11,12 e 13 deste mês, das 9h às 17h, sendo que na terça-feira (11), o horário se estenderá até às 20h. O acesso é gratuito.
O projeto Expondo Cultura começou com a descoberta de peças e vestígios arqueológicos encontrados durante um trabalho de pesquisa feito nas escavações das obras de construção da Refinaria Abreu e Lima. Com isso, iniciou-se um trabalho de visitação aos municípios de Pernambuco para divulgar o patrimônio arqueológico do Estado a fim de sensibilizar e levar conhecimento para a população.
A cidade de São Lourenço despertou interesse da equipe da UFRPE para receber o projeto quando um trabalho de levantamento patrimonial estava sendo feito por outra equipe de arqueologia da UFRPE nas obras de duplicação da BR-408, no município. “Existiu também uma identificação com a história da cidade que possui muitos engenhos e outros prédios antigos”, justificou Fábio Calamy, coordenador de campo do projeto.
Além do ônibus, a equipe da UFRPE avaliou e está trazendo também para São Lourenço oficinas de educação patrimonial. ”São duas ações diferentes. Um grupo de alunos do ensino fundamental II e médio das escolas Ministro Apolônio Sales, Conde Pereira e Conde Corrêa receberão por três dias essa oficina de educação patrimonial e depois complementarão com a visita ao ônibus. O restante da população, entre professores, demais estudantes e interessados em geral participará exclusivamente da exposição no ônibus”, explicou Calamy.
O ônibus é equipado com televisão, computador, ar-condicionado e ainda é todo adaptado para receber pessoas com diferentes limitações, pois tem textos em braile, interpretação em libras, e acesso para cadeirantes. “Um ônibus como esse traz para a cidade uma oportunidade única das pessoas se identificarem com a história”, disse o secretario de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude de São Lourenço, Adalberto Epaminondas.
A visitação ao interior do ônibus é gratuita, dura em média trinta minutos, sendo possível entrar dez pessoas por vez, que farão o percurso orientadas pela equipe da universidade. O projeto Expondo Cultura é realizado pela equipe de arqueologia do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o apoio da Petrobrás e da Fundação Apolônio Salles.    
 por Redação-SECOM/ Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário