SÃO LOURENÇO DA MATA -PE



APRESENTAÇÃO

O município de São Lourenço da Mata está localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), limitando-se com as cidades de Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Chã de Alegria. Localizada a 18 km do Recife, a extensão territorial da cidade compreende uma área de 264 km² e abriga quase 98. 402 habitantes, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, especula-se que a densidade populacional do município está acima dos 100 mil habitantes, sendo destes 92% residentes na zona urbana, e 8% na zona rural. As principais vias de acesso da cidade são as rodovias pavimentadas BR-408 - que está sendo duplicada por iniciativa do Governo do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -, e a PE- 05. O clima da cidade é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em maio e término em agosto. A precipitação média anual é de 1300,9 mm. A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta hipoxerófila. A economia formal do município se compõe basicamente dos setores de comércio, serviços de pequenas e médias empresas, e da administração pública.


HISTÓRICO


São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem a presença de índios Tupinambás que ocupavam terras ao longo dos Rios Capibaribe e Beberibe por volta do ano de 1554. Nesse mesmo período, os índios disputavam as terras que ocupavam com colonizadores portugueses, que se sobressaíram na luta contra os nativos e conseguiram se estabelecer na região para explorar o pau-brasil.
Há registros de que em 1540 foi construída na cidade a segunda Igreja mais antiga do país, a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Erguida inicialmente como Capela, e apesar de ter sofrido algumas reformas ao longo desses anos, ela ainda conserva elementos arquitetônicos do século XVI que encantam os observadores e turistas. Mais adiante, em 1621 foi erguida a Capela que deu lugar a atual igreja matriz, que homenageia a São Lourenço, o padroeiro da cidade.
A ocupação inicial de São Lourenço da Mata esteve atrelada a extração do pau-brasil. No final do século XVI, começaram a surgir os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, que tornaram-se a principal fonte de renda do local durante muitos anos. Durante o período da invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), o município também foi palco de disputas.
Por volta de 1635, os portugueses que ocupavam a região conseguiram expulsar os holandeses que espreitavam o cultivo da cana-de-açúcar. Até 1775, São Lourenço era apenas um distrito subordinado aos municípios de Recife e Paudalho. A denominação São Lourenço da Mata surgiu em 1884, quando o distrito foi elevado à categoria de vila. O município só passou a ser instalado a partir do dia 10 de janeiro de 1890. Conhecida nos últimos anos como a “Capital Nacional do Pau-Brasil”- título conferido pela Fundação Nacional do Pau-Brasil -, a cidade recebe o título por possuir a maior reserva nativa da planta uma área de 776 hectares, que abriga milhares de pés de pau-brasil.

PERFIL

Localização: Litoral/Mata, microrregião metropolitana, 18 km do Recife.
Área: 264,3 km2 
População: 99.945 (IBGE 2008)
Vegetação:
 Floresta sub perenifólia, com partes de floresta hipoxerófila. 
Precipitação pluviométrica média anual: 1.300,9 mm 
Meses chuvosos: Abril e maio
Data de comemoração da emancipação política: 10 de janeiro
Dia de feira: Sábado
Padroeiro: São Lourenço Mártir
Base econômica: Agroindústria
Ano de instalação: 1884
Altitude: 58 metros
Cidades limítrofes: Ao norte, Paudalho. A leste, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao sul, Jaboatão e Moreno. A oeste, Vitória de Santo Antão e Glória do Goitá.
Clima: Brando, ameno. Mais quente nos meses de outubro a março, chegando à temperatura máxima de 32 graus durante o dia. De abril a setembro, principalmente nos meses de junho e julho, a temperatura chega aos 18 graus.        

RUA DO ROSÁRIO

De acordo com os relatos históricos, a rua recebe esse nome porque há alguns anos atrás abrigava uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que foi demolida em 1927. Além da relação com a antiga Igreja, os moradores costumam dizer que o formato da rua lembra um rosário. Atualmente a rua é uma das mais tradicionais da cidade e costuma ser o ponto de encontro da juventude nos finais de semana.


MERCADO PÚBLICO

Inaugurado em 1906, o mercado público preserva traços arquitetônicos originais, e abriga comerciantes de diversos ramos. Lá encontra-se de tudo, das tradicionais ervas para chás e cereais, até artigos para festas e opções para presentes.


PRAÇA GOVERNADOR CARLOS WILSON

Também conhecida com a “Praça do Canhão”, a Praça Governador Carlos Wilson foi inaugurada em julho de 2009, e pode ser considerada uma das primeiras ações da gestão do prefeito Ettore Labanca. A obra recuperou um espaço antes tomado pelo comércio irregular de barracas e restaurou um antigo retorno, que era uma reivindicação de grande parte da população. O local aguarda ainda a chegada de um busto de bronze em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Carlos Wilson, falecido em 11 de abril de 2009, e que era amigo pessoal do prefeito Ettore Labanca.


DISTRITOS

O município de São Lourenço da Mata é composto por três distritos - Matriz da Luz, Lages e Tiúma -, cada um deles representados por seus sub-prefeitos.
MATRIZ DA LUZ  Em 1854, a lei nº 336 cria o distrito de Nossa Senhora da Luz, anexado ao município de São Lourenço da Mata. O povoado de Matriz da Luz ou Nossa Senhora da Luz é o 2° distrito da cidade, situado a quinze quilômetros a oeste do Centro. Localizado em uma colina que serve de divisor de águas entre as bacias do Rio Capibaribe e do Rio Jaboatão, o povoado de Matriz da Luz é cercado por antigos engenhos de cana-de-açúcar e canaviais, o que dá um ar bucólico ao local e o remete aos períodos coloniais, podendo ser revista marcas dos holandeses e outros povos na arquitetura de suas construções. Seu nome deve-se a igreja principal do povoado que está sob a invocação de Nossa Senhora da Luz. A construção católica é a segunda mais antiga do Brasil e é patrimônio material de Pernambuco, tombada pela Fundarpe. Hoje, o distrito está sob administração do subprefeito Severino Ferreira da Silva, mais conhecido como Biu.
TIÚMA- Distrito localizado a cinco quilômetros do centro, a oeste da cidade, na margem direita do rio Capibaribe. Foi criado junto com a fundação da Usina Tiúma, em 1887. Na época, era considerado uma vila operária, onde grande parte de seus moradores trabalhava na Usina. Hoje, com uma população de 12 mil habitantes, o distrito ainda tem o trabalho industrial como principal ponto de economia. No local se destaca a Igreja de Santo Antônio, a Usina Tiúma, a Casa Grande nº 1, a Casa das Freiras e o Mercado Público, todos construções antigas. Em novembro de 2009, o distrito ganhou a Praça Ademar Francisco Vieira, como ponto de apoio aos momentos de lazer de seus habitantes. Já em 2010, o distrito irá abrigar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que garantirá melhor atendimento de saúde à população de São Lourenço da Mata. Na língua tupi, a palavra Tiúma significa planta d’água.
LAGES – Com cerca de 5 mil habitantes, o distrito de Lages foi fundado em 1910, completando seu centenário no próximo ano. Hoje, chama a atenção na localidade os retalhos da colonização com as ainda existentes construções da época colonial, com engenhos, casas-grandes e senzalas, fortes pontos de visitação onde se destacam o Engenho Tabocas e o Veneza, com a arquitetura ainda conservada. A maioria da população local trabalha com a agricultura e se divide nos assentamentos do Engenho Velho, Engenho Sítio, Concórdia, Guabiraba, Refresco e Barragem do Tapacurá. É destaque na cidade a Igreja de São José, datada de 1963. Lages tem como subprefeito José Adenílson Rufino de Barros
.