Um álbum fotográfico comemorativo ao 61º aniversário de instalação do município, pelo então prefeito Mario Mafra, em 1950, e restaurado na administração do prefeito Antônio Cândido Barbosa, em 1993, transformou-se na principal fonte de imagens sobre o passado de São Lourenço da Mata. Em 2009, primeiro ano de gestão do prefeito Ettore Labanca, parte da coleção de mais de cinqüenta fotos retratando momentos importantes da existência do município foi digitalizada para ser compartilhada com todos os seus cidadãos.
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado1.jpg)
Vista parcial da Cidade
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado2.jpg)
Mercado Público
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado3.jpg)
Alto da Igreja Matriz e Sede do Poder Executivo
Praça Doutor Araújo Sobrinho
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado4.jpg)
Praça Doutor Araújo Sobrinho
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado5.jpg)
Praça Timolião Maranhão
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado6.jpg)
Rua Doutor Francisco Correia
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado7.jpg)
Inauguração da Praça Leão Coroado
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado8.jpg)
Rua 13 de Maio
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado9.jpg)
Cemitério Público – Tiúma
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado10.jpg)
Antiga Intendência Municipal
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado11.jpg)
Matadouro Público Municipal
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado12.jpg)
Interior da Igreja de Matriz da Luz
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado13.jpg)
Sede da Sociedade Beneficente
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado14.jpg)
Via Férrea
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado15.jpg)
Cine Teatro
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado16.jpg)
Engenho Cangaçá
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado17.jpg)
Engenho Muribara
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado18.jpg)
Engenho Tapacurá
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado19.jpg)
Engenho Poço Sagrado
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/passado20.jpg)
Engenho Tabocas
VIAS FÉRREAS
Linha Norte - km 25 (1960) – PE-3820
Inauguração: 20.10.1881 com trilhos
Uso atual: moradia
Data de construção do prédio atual: 1908
HISTÓRICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, e a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western (GW) do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão das estações ferroviárias de Recife a Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga Estação Ferroviária (E. F.) Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901. Ela foi aberta em 1883 e avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte que também passou à GW, na mesma época. Em 1957 tudo isso passou para a RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas os trens de passageiros não circulam mais por esta linha desde os anos 1980.
A ESTAÇÃO: A estação de São Lourenço da Mata foi aberta em 1881. Não se tem maiores informações sobre a estação, mas no município havia diversas linhas particulares de usinas, algumas delas cruzando com a ligação Norte, próximo ao rio Timbó (Usina São João) e outras, como a linha da antiga Usina Tiúma, passando em vários pontos na parte oeste do município. Até pelo menos o início de 1981, ainda havia trens de passageiros de Recife para São Lourenço da Mata, que possivelmente eram diários.
Inauguração: 20.10.1881 com trilhos
Uso atual: moradia
Data de construção do prédio atual: 1908
HISTÓRICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, e a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western (GW) do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão das estações ferroviárias de Recife a Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga Estação Ferroviária (E. F.) Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901. Ela foi aberta em 1883 e avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte que também passou à GW, na mesma época. Em 1957 tudo isso passou para a RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas os trens de passageiros não circulam mais por esta linha desde os anos 1980.
A ESTAÇÃO: A estação de São Lourenço da Mata foi aberta em 1881. Não se tem maiores informações sobre a estação, mas no município havia diversas linhas particulares de usinas, algumas delas cruzando com a ligação Norte, próximo ao rio Timbó (Usina São João) e outras, como a linha da antiga Usina Tiúma, passando em vários pontos na parte oeste do município. Até pelo menos o início de 1981, ainda havia trens de passageiros de Recife para São Lourenço da Mata, que possivelmente eram diários.
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/ferreas1.jpg)
FOTO: Sydney Correia
Linha Norte - km 30 (1960) – PE-3424
Inauguração: 20.10.1881 com trilhos
Uso atual: moradia
Data de construção do prédio atual: 1908
A ESTAÇÃO: A estação de Tiúma foi aberta em 1881. Era a estação que atendia a usina do mesmo nome. Produzia açúcar e álcool, tinha sua própria ferrovia - 76 km de vias, 8 locomotivas e 400 vagões - e uma vila operária com 84 casas. O transporte de sua produção seguia para o Recife pela linha da Great Western nos vagões da própria usina. Hoje, a estação está servindo como moradia.
Inauguração: 20.10.1881 com trilhos
Uso atual: moradia
Data de construção do prédio atual: 1908
A ESTAÇÃO: A estação de Tiúma foi aberta em 1881. Era a estação que atendia a usina do mesmo nome. Produzia açúcar e álcool, tinha sua própria ferrovia - 76 km de vias, 8 locomotivas e 400 vagões - e uma vila operária com 84 casas. O transporte de sua produção seguia para o Recife pela linha da Great Western nos vagões da própria usina. Hoje, a estação está servindo como moradia.
![](http://slm.pe.gov.br/imagem/ferreas2.jpg)
FOTO: Sydney Correia
(Diário de Pernambuco, 30/12/1980). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Guias Levi, 1932-1982; Diário de Pernambuco, edições entre 1980 e 1982; Sydney Correa, 2008; www.estacoesferroviarias.com.br, 2009)