segunda-feira, 10 de outubro de 2011

História de PE encanta alunos da rede pública


O ônibus do projeto Expondo Cultura abriu suas portas para a população de São Lourenço da Mata na manhã desta segunda-feira (10). Suas peças arqueológicas já foram vistas por grupos escolares, e assim será até a próxima quinta-feira (13), quando a equipe que faz o projeto pretende divulgar para os populares os objetos encontrados durante as escavações da refinaria Abreu e Lima. O ônibus está estacionado na Rua do Rosário, próximo a Praça do Canhão, até a quinta-feira, das 9h as 17h (exceto na terça-feira, que o horário se estenderá até as 20 horas).
Com acesso gratuito, quem chega ao local não precisa exatamente entrar no ônibus. Do lado de fora, vídeos, maquetes, painéis expositivos e jogos já dão o ar de resgate histórico. Mas, para poder ver de perto vestígios da era pré-colonial, encontrados durante o trabalho de escavação da Refinaria de Abreu e Lima, é preciso calçar um protetor de sapatos (para evitar arranhar o piso da área interna do ônibus que é forrado por um adesivo com o mapa da capitania de Pernambuco), e silenciosamente passear pelo corredor do veículo prestando atenção nas explicações do monitor.
Lá dentro, cada um conhece um pouquinho mais da história do Estado de Pernambuco. Pedaços de louças utilitárias, decorativas, cachimbos indígenas, vidros de perfumes e bebidas, armas, e até brinquedos, traz de volta nosso passado. E cada um se identifica de uma maneira. “Eu fiquei imaginando, quando vi a foto de uma ruína, como era aquela construção naquele tempo”, comentou Diego Domingos, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Conde Correa de Araújo. “Isso me ajuda muito, principalmente porque vou fazer vestibular esse ano”, concluiu.
O projeto “Expondo Cultura – patrimônio arqueológico de Pernambuco” compartilha com a população tanto vestígios das escavações de Abreu e Lima, como também de escavações do Recife Antigo, onde hoje tem o Shopping Paço Alfândega. Para o coordenador de campo do projeto, Fábio Calamy, a ideia é sensibilizar a população e criar novas perspectivas sobre a história de Pernambuco através de sua construção.
“É mostrar como era antes para que as pessoas passem a valorizar o que resta de original no nosso Estado, lembrando que o novo e o moderno pode caminhar juntos com a história”, disse ele. Em São Lourenço da Mata a previsão é de receber cerca de 300 pessoas por dia.
por Redação-SECOM/ Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário